Minicursos

PROPOSTA DE MINI-CURSO
IV ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO DIAS DE HISTÓRIA – UFGD.
DOURADOS – MS

A problematização de imagens através dos LDs: analisando experiências entre estágio supervisionado e PIBID

Márcia Bortoli Uliana[1]
Roney Salina de Souza

Este mini-curso pretende reunir professores da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos e pessoas afins, em torno do ensino de história. Numa iniciativa obtida através dos olhares lançados por meio de experiências de docência entre o estágio supervisionado e PIBID, buscamos problematizar imagens através dos livros didáticos (LDs). Para tanto, as imagens que convivemos diariamente e, por vezes, consideradas como prova, realidade e/ou verdade também são constantemente utilizadas pelos LDs, sobretudo, como “suporte” aos textos de capítulos ou unidades. Poucas são as propostas de análise e/ou problematização das imagens, tomadas como fonte histórica, geralmente as imagens acompanham os LDs, material base, dos professores, estagiários e, também pibidianos na rede pública de ensino básico brasileiro. Diante disto, cabe-nos a problematização da imagem como recurso didático e também como fonte histórica a ser utilizado e analisado junto às atividades que envolvem ensino de história nas escolas, com destaque especial para a história do Oriente, tema muito recorrente nos manuais e pouco frequente nas graduações. E, posteriormente dialogar com os professores e demais participantes do mini-curso sobre a temática, levantando debate e considerações acerca de suas experiências e vivências.



Programa de Conteúdos:

1)      Conceitualização e uso de imagens em LDs;
2)      Oriente e representações do Oriente nos livros didáticos (PNLD 2012-2014);
3)      Imagens: entre ensino e pesquisa;
4)      Experiências entre estágio e PIBID.


Recursos didáticos necessários:
Data show.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BRAICK, Patrícia R. Estudar História: Das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2011.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.

CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p. 17-32, jul. 2006.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. & LIMA, Solange Ferraz de. “Os atributos formais da imagem na constituição de sistemas documentais produtivos para a pesquisa”. Anais do IV Seminário sobre Museus-Casas: Pesquisa e Documentação. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002. p. 173-180.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). 2007. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduaçãoem Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2007.

COURTILIER, G. As antigas civilizações da Índia. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979.

ELIADE, M. História das crenças e idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

GIORDANI, M. Curtis. História da Antiguidade Oriental. Rio de Janeiro: Vozes, 1963.

GRANET, M. Civilização chinesa. 2 vols. Rio de Janeiro: 1979. 

HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.

PAOLI, Maria Célia. “Memória, História e Cidadania: O Direito ao Passado” In: O Direito à Memória: patrimônio histórico e cidadania. Secretaria Municipal de Cultura – Departamento do Patrimônio Histórico. São Paulo: DPH, 1992, p. 25-29.

REIS, Anderson R. dos & MOTOOKA, Débora Y. História: Para viver juntos. São Paulo: Edições SM, 2009.

SAID, Edward. Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

SALGUEIRO, Valéria. “A arte de construir a nação – pintura de história e a Primeira República”. Estudos Históricos. Arte e História. CPDOC/FGV n. 30, 2002/2. p. 1-20.

SILVA, Ana Cristina Teodoro da. “Uma foto que não era para a capa, se prepara para dar a cara à tapa”. In. PELEGRINI, Sandra C. A.; ZANIRATO, Sílvia H. (orgs.) As dimensões da imagem: abordagens teóricas e metodológicas. Maringá: Eduem, 2005.

WILSON, Colin. Atlas dos lugares sagrados. São Paulo: Três, 1996.



[1] Ambos são professores da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul, mestres pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário