Apresentação

O Encontro de Integração Dias de História - EIDH é um evento direcionado inicialmente à participação de acadêmicos do curso de História que visa a articulação de ideias e trocas de conhecimentos dos saberes da História.

Caminhando para a sua 4ª edição, o evento em todas as vezes em que foi desenvolvido, teve grande importância para percorrer a formulação de experiências e integração entre acadêmicos, professores e pesquisadores da área.
Além disso, o evento conta com o convite e a subsequente participação de indivíduos relacionados com o meio escolar, como professores da rede básica de ensino, por exemplo. Nesse sentido, o Encontro de Integração Dias de História, se constitui como um evento de grande valor em nosso meio, visto a grande possibilidade  de aprendizado e envolvimento dos acadêmicos com essa realização. Conhecer, reconhecer e transmitir campos historiográficos, essas serão as ideias principais deste evento.
***

Breve histórico do EIDH...
O “Dias de História”, forma usual e conhecida, é pensado em suas bases como um momento dedicado à integração e socialização, a principio entre os próprios graduandos e pós-graduandos do curso, visando desta forma fomentar a articulação e empenho acadêmico nas diversas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão. Ainda neste percurso integrativo o evento propõe a participação de professores da Rede de Ensino, a fim de ressaltar a importância da troca de experiências e da formação continuada dos profissionais articulados ao ensino escolar e, consequentemente, à sociedade.
No ano de 2011 realizou-se o 1º Encontro de Integração Dias de História tendo como tema: “As Faces da História: Caminhos da pesquisa ao Ensino”. O evento, que atendeu aos êxitos de professores e acadêmicos, refletiu sobre as pesquisas dos docentes da Universidade apresentando-as aos graduandos e também sobre a realidade de articulação entre pesquisa e ensino de História.
No Ano letivo de 2012, o 2° “Dias de História” com o tema "Movimentando a História", ampliou a temática anterior, pensando desta forma também a Extensão como realidade de atuação do profissional da História e levantando discussões sobre diversidade, movimentos sociais, etc.
Em 2013 o 3º Encontro de Integração Dias de História destacou os “novos” campos, abordagens e métodos de pesquisa em História. Alcançando também outros debates, como o do patrimônio, ao realizar em sua programação o II Seminário de História, Patrimônio e identidade cultural de Dourados.
Nesse ano de 2014 a 4ª edição do evento, com o tema "Contemporaneidades e História: (re)conhecendo campos historiográficos", pretende dar continuidade a esse projeto de integração dentro das Ciências Humanas através de temas contemporâneos e a produção historiográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário