terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Abertura do III Dias de História

      A abertura oficial do III Encontro de Integração Dias de História e II Seminário de História, Patrimônio e identidade cultural de Dourados teve início as 19:30 horas dessa segunda-feira (02/12) no auditório da Unidade I da UFGD (CEUD) com apresentação cultural do artista Tom Kyo em “O Fantástico Mundo de França”.Uma apresentação que trouxe à tona assuntos provocativos e atuais como a alienação pela mídia, problemas urbanos e crítica social, indagações sobre moral, arte e o certo ou errado de uma óptica diferente.
        Às 20 horas subiram ao palco, para compor a mesa de abertura, os professores: João Carlos de Souza, José Carlos Ziliani e Claudio Vasconcelos representando o reitor da UFGD. O Prof. Claudio lembrou a ótima estrutura do curso de História e ressaltou que este “continue sendo o carro-chefe da licenciatura e do bacharelado, além das pesquisas” na instituição. Em seguida, o Prof. Dr. Diogo da Silva Roiz (UEMS – Amambai) apresentou na conferência de abertura um debate intitulado de “O ofício de historiador entre Alfredo Ellis e Sérgio Buarque de Holanda: temas e questões” no qual trata da problemática da historiografia a partir desses dois historiadores, que não eram diplomados na área, e foram importantes personagens da historiografia, se tornando grandes referências.
        Foi um debate muito amplo com questões do presente de nossa formação, práticas de pesquisa historiográfica, tipos de profissionais que estão sendo formados; História e literatura, e discussões sobre as obras de historiadores e sua abordagem na formação do historiador: “Nossa formação se dá mais por textos, fragmentos, recortes, mas não pela obra” disse o professor Roiz, deixando questionamentos sobre os métodos na formação do historiador.


Douglas Bortolanza Lara.
Acadêmico do Curso de Hisória/UFGD


Nenhum comentário:

Postar um comentário